Cade aprova compra de ações da 2C Energia por FIP Marseille e Rio Grande
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a aquisição pelo FIP Marseille e pela Rio Grande de parte do capital social e votante da 2C Energia, empresa que pertencia à Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). Os valores envolvidos na transação não foram revelados.
A adquirida, 2C Energia, fundada em 2021, em 2023 passou a ser uma joint venture entre a CMAA e a Czarnikow para desenvolver projetos associados à geração e comercialização de energia solar.
A Rio Grande é uma empresa holding de investimentos e o FIP Marseille é uma das entidades controladoras da CMAA e investidor em empresas que atuam na produção de cana-de-açúcar, etanol, açúcar e eletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar, bem como em outros ramos do agronegócio, tais como produção de frutas cítricas, grãos e afins.
Como justificativa para a realização da operação, as requerentes explicam que, “para a Rio Grande e o FIP Marseille, ela representa a possibilidade de ampliar a exploração de uma atividade complementar ao seu portfólio, aumentando sua participação na 2C Energia por meio de investimentos diretos. Já para o grupo vendedor, a operação representa uma boa oportunidade de negócio”.