Considerações sobre o direito real de superfície e seu uso em projetos de geração de energia
Saiba mais sobre o direito real de superfície e o motivo de essa modalidade de contrato imobiliário trazer mais segurança jurídica aos investidores.
Monitoramos a entrada de Módulos e Inversores Fotovoltaicos no Brasil a partir da Plataforma Greendex, a ferramenta de Inteligência de Mercado da Greener. Para mais informações clique aqui.
Dados até 31/10/21
Módulos e Inversores
Destaque do mês
Os preços dos Módulos Fotovoltaicos recebidos pelo mercado brasileiro até outubro de 2021 já acumulam um incremento superior a 18%. Destaca-se a tecnologia Mono Standart, que sofreu um acréscimo de 26% nos preços FOB, refletindo parte dos aumentos verificados juntos aos fabricantes.
Importação de Módulos
O volume importado em outubro de 2021 atingiu 1.049 MWp, acumulando, neste ano, um total de 7,5 GWp, o que representa um crescimento de 105,5% em relação ao mesmo período em 2020. Os módulos bifaciais representaram 61% do montante mensal e os módulos de alta potência (+500Wp) somaram 69,7% do total com 731MWp.
Preços de Módulos Fotovoltaicos
Os módulos Mono Standart apresentam a maior variação de preços FOB desde dezembro 2020, com um crescimento de 26%. O destaque de volume fica para os módulos do tipo Mono Perc com 527MWp, o que representa 50,4% do volume total.
A Greener prevê um forte incremento nos preços de módulos, possivelmente se estendendo ao longo de 2022.
Importação de Inversores
Em outubro de 2021, o volume de inversores importados atingiu 715 MW, acumulando um total de 7,6 GW, volume 98% superior ao mesmo período em 2020.
Porte dos Inversores
Em outubro, o destaque fica por conta dos inversores de pequeno porte (até 10kW) que somaram 42,6% do volume total importado da tecnologia string. Os inversores de médio porte representaram 31,6% e os de grande porte 25,7%.
Analise os principais produtos e preços Do mercado e tome melhores decisões em seus projetos com o Greendex, nossa plataforma de importação de módulos e inversores.
Saiba mais sobre o direito real de superfície e o motivo de essa modalidade de contrato imobiliário trazer mais segurança jurídica aos investidores.